“Música ritual Bororo e o mundo mítico sonoro: kare e paru - duas leituras em dois tempos” foi a palestra que abriu o evento ontem, com Roberto Victorio. Em seguida o palestrante Gilson Antunes discorreu sobre o tema “Invenção e citações nas gravuras para violão solo de Willy Corrêa de Oliveira. Fechando o primeiro dia do Musicien a palestra “Questões sobre música pura e música idiomática”, com Teresinha Prada.
Hoje, a programação será aberta, às 14 horas, com Rita de Cássia dos Santos Domingues, que vai desenvolver o tema “Matizes minimalistas em Gilberto Mendes”. Às 15h30 acontece a palestra de Nelsindo Moraes, que explora a temática “Composição musical: os caminhos trilhados em instâncias”. “Dados preliminares da pesquisa: a análise musical na cultura contemporânea - uma abordagem crítica do fazer analítico atiual e sua aplicabilidade”, com Jone Luís Conceição da Costa, às 17 horas, encerra o Ciclo de Palestras.
Claro que nem só de palestras vive um evento musical como este. Após a última palestra acontece o Concerto de Encerramento. A apresentação musical será aberta com o violonista Gilson Antunes (solista), que vai interpretar - em estreia - obras de Willy Corrêa de Oliveira. Também se apresenta o Trio Contemporâneo de Violões, composto por Teresinha Prada, Roberto Victorio e Gilson Antunes, assim como o Grupo Sextante, que traz em sua formação Roberto Victoiro, Rose Vic, Daniel Baier e Teresinha Prada. No programa, em estreia, obras de compositores de Mato Grosso.
Palestrantes - Roberto Victorio é bacharel em Violão (FAMASF-Rio) e em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Composição pela UFRJ e Doutor em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É pesquisador e docente na graduação em Música e no Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. Compositor premiado e idealizador da Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso.
Teresinha Prada é bacharel em Música, Violão, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP); mestre em Produção Artística e Crítica Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Prolam, da Universidade de São Paulo (USP); doutora em História Cultural USP; pesquisadora e docente na graduação em Música e no Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.
Gilson Antunes é bacharel em Música, Violão, pelo Instituto de Artes da UNESP; estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, sendo mestre e doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Concertista dos mais renomados no Brasil e atuando também no exterior.
Rita Domingues é bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP e em Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina; mestre em Artes pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora e docente na graduação em Música da Universidade Federal de Mato Grosso.
Nelsindo de Moraes é graduado em Música e mestre em Poéticas Contemporâneas pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO (2012) da Universidade Federal de Mato Grosso, orientado por Roberto Victorio. Atua em Composição, Arranjo, Interpretação (violão e baixo elétrico) e Educação Musical. É membro do Necimc/UFMT. Possui obras gravadas e editadas. Foi um dos vencedores do Prêmio Funarte de Composição 2012.
Jone Luiz da Costa é licenciado em Música pela UFMT (2012); cursa o bacharelado em Música (Violão); mestrando no ECCO/UFMT, orientado por Teresinha Prada. Atua em Composição, Interpretação (Violão) e é pesquisador do Necimc.
O Musicien acontece com apoios do CAPES, ECCO/UFMT, e NECIMC/UFMT.
Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=438795
Para saber mais sobre Músicas, Showa e Eventos acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário