terça-feira, 22 de outubro de 2013

Músicas, Shows e Eventos · Festival Panorama chega à 22ª edição trazendo mais de dez ações educacionais

O PROGRAMA EDUCATIVO INCLUI LABORATÓRIOS, PROGRAMAS DE ESTÁGIO, DEBATES E ENCONTROS DE PESQUISA

Neste 22ª edição do Festival Panorama, maior evento de dança e artes do corpo do Brasil e um dos mais importantes da América Latina, o público terá acesso a mais de 23 atrações em teatros e centros culturais cariocas, incluindo performances de artistas internacionais. Além de cultura, entretenimento e lazer, o evento aposta em uma série de atividades que buscam o desenvolvimento educacional, sob o selo “Programa Educativo”. Este projeto busca promover a experimentação artística e a reflexão por meio da relação dos diferentes públicos com a arte contemporânea. Preocupado em expandir sua atuação também para a formação profissional e de espectadores, o Festival constrói laços de parceria com o poder público, instituições educativas e culturais, comunidades, ONGs, es¬colas públicas e particulares, univer¬sidades, espaços culturais, museus e programas educativos, sociais e culturais do município e do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando entrada franca nos espetáculos.

Na programação 2013, as atividades que estimulam pensamento e crítica, assim como as iniciativas de formação de espectadores, estão presentes em oficinas, seminários, laboratórios, encontros com educadores, exibição de filmes, espetáculos infantis e juvenis. Também faz parte do Educativo do Panorama o investimento no Programa de Voluntariado e de Estágios em parceria com universidades.

Laboratório de Crítica

Nesta edição, o Festival realiza pela segunda vez o “Laboratório de Crítica”. A atividade, produzida em parceria com o Curso de Teoria da Dança do Departamento de Arte Corporal da EEFD-UFRJ, é coordenada pelo professor Sérgio Andrade. O Laboratório tratará de temas como o olhar crítico diante de uma obra de dança, a crítica como dispositivo de tradução e a crítica na mídia.

Programa de Estágios

Em parceria com o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Panorama desenvolve um programa de estágios para estudantes de graduação que desejam atuar como mediadores culturais do Projeto Educativo, facilitando o diálogo entre os diferentes públicos e a programação artística.

Laboratório Universitário

Dando continuidade ao projeto, o LabUni 2013 ocupa o Oi Futuro com três dias de encontros (5 a 7 de novembro) entre pesquisadores e grupos de pesquisa atuantes nas universidades do Rio e do Brasil, e que se dedicam à pesquisa em artes, tendo o corpo e a performance como foco de estudo. O evento é realizado em parceria com o Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão aceitas quatro propostas por dia, com uma hora e meia cada para compartilhar sua pesquisa e discutir com o público (composto pelos integrantes dos demais projetos selecionados e pelos inscritos previamente).

Programa de Voluntariado

Desde 2009, o Panorama investe na formação de voluntários como uma oportunidade de inserção de jovens estudantes no mercado de trabalho. O Festival se configura como um ambiente de aprendizagem por meio de um percurso formativo que inclui a vivência no dia a dia do evento em diferentes áreas, além de proporcionar a participação dos voluntários em Oficinas de Gestão e Produção Cultural.

Formação com Professores no MAR

O Programa de Formação com Professores do Museu de Arte do Rio (MAR) convida o professor a trabalhar os conteúdos das exposições e ações desenvolvidas na Escola do Olhar. O objetivo é colaborar com o professor no desenvolvimento de atividades que possam acontecer antes e depois da visita ao museu com os alunos. Em parceria com o Festival Panorama, o Programa de Formação com Professores do MAR oferece o curso Como se guarda o movimento?, que vai explorar a exposição Retrospectiva, de Xavier Le Roy.

Panorama nas Arenas

Este ano, o Festival inicia uma inédita parceria com as Arenas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. As Arenas da Pavuna e da Penha vão receber oficinas de dança contemporânea com o coreógrafo africano Marcel Gbeffa, do Benin, e exibição de filmes do acervo da Videoteca Panorama. Serão exibidos filmes do universo do hip-hop e da dança de rua em uma sessão especialmente pensada para os dois espaços.

Ponto de Cultura Espaço Panorama

O Ponto de Cultura Espaço Panorama conecta e potencializa ações contínuas da Associa¬ção Cultural Panorama nascidas dentro do Festival Panorama mas que passaram a ter vida própria. São iniciativas de produção, formação e sensibilização para a dança em projetos de fomento, apoio e disseminação da dança contemporânea em nível nacional e internacional. Suas principais atividades são as oficinas de sensibilização pela dança e as atividades rela-cionadas à Videoteca Panorama. O Ponto de Cultura Espaço Panorama é parte do progra¬ma Cultura Viva, do Ministério da Cultura, conveniado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Videoteca Panorama

A Videoteca Panorama conta com quase 2 mil títulos de dança, entre registros de es¬petáculos, performances e videodanças. O acervo está aberto ao público desde 2011 e vem recebendo contribuições constantemente. Não possui fins lucrativos e seu objetivo é auxiliar o desenvolvimento do campo artístico da dança, através da ampliação do acesso a registros de obras.

Desde sua inauguração no Ponto de Cultura, a Videoteca já atendeu a centenas de pes¬soas, seja em visitas à sua sede, em projetos de itinerância ou em participações em eventos próprios ou de instituições parceiras. A Videoteca também está presente na replicação de seu acervo nas bibliotecas das faculdades de dança.

Videoteca Panorama na rua

O projeto Videoteca Panorama na Rua! exibe seus títulos a cada primeira quarta-feira do mês. Em plena Rua da Lapa, em frente ao número 213, no Centro do Rio de Janeiro, as exi¬bições divulgam o acervo e os demais projetos da Videoteca, dão visibilidade a profissionais de dança/mídia e apresentam temas ligados à arte da dança. Após cada sessão, ali mesmo na praça, acontece uma conversa com convidados sobre os conteúdos que acabaram de ser exibidos, valorizando a ocupação do espaço público e ampliando o acesso da população do entorno à produção de dança e suas interlocuções. #Vemprarua!

Aulas e oficinas

As oficinas do Ponto de Cultura da Associação Cultural Panorama visam criar um espaço de formação continuada, com atividades relacionadas à prática e à teoria da dança con¬temporânea para um público diverso. As oficinas já passaram por vários bairros – e até por outros municípios do estado. Estiveram em locais como o Presídio Feminino Talavera Bru¬ce, o Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira,Vilas Olímpicas e teatros da Zona Norte e Oeste do Rio, pontos de cultura em comunidades de todo o estado. Atualmente, o Ponto de Cultura mantém duas oficinas: aulas de dan¬ça no Hospital Psiquiátrico do IPUB / UFRJ e o projeto Sensibilizando o olhar… Dançando, desenvolvido em quatro escolas municipais da Zona Oeste do Rio de Janei¬ro.

Seminário Documentos - Movimentos

De 29 de outubro a 1º de novembro, há um espaço de reflexão sobre a programação do Panorama 2013. O seminário inaugura a parceria entre o Festival e o Museu de Arte do Rio, MAR, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Departamento de Arte Corporal. Partindo da questão das remontagens e reencenações de vários formatos e abordagens que atravessam a pro¬gramação deste ano, o seminário reúne artistas e teóricos brasileiros e internacionais para discutir esta pratica artística e seu contexto histórico e político. O Panorama 2013 olha para alguns momentos históricos das vanguardas do século 20 e para as possibilidades de pensar o trânsito entre o movimento-corpo e o movimento-social. Xavier Le Roy e Christophe Wavelet, Louis Weaver e Olívia Grandville, André Lepecki, e Bojana Cvejic, são os artistas participantes dos debates.

Sobre o Festival Panorama

Criado pela coreógrafa Lia Rodrigues em 1992, o Festival Panorama nasceu do desejo de se construir um espaço para apresentação e discussão da dança contemporânea no Rio de Janeiro. Ao longo dos seus 21 anos de história, o evento já reuniu mais de 350 companhias nacionais e internacionais, ficando reconhecido como um dos festivais de artes do corpo mais importantes da América Latina.

Sem fins lucrativos, o Panorama se diferencia por possibilitar o acesso democrático ao universo da experimentação artística. Inicialmente centrado na dança, seguiu a própria tendência da dança contemporânea de mesclar linguagens e se tornou um evento multidisciplinar que contempla projetos em que a matéria-prima artística é o corpo e os resultados são surpreendentes. Seu principal objetivo é provar que excelência artística e ingresso popular é uma combinação não só possível, mas também a mais democrática.

Preocupado em expandir sua atuação também para a formação profissional e de público, o Festival constrói laços de parceria com universidades, escolas e organizações no intuito de promover o conhecimento artístico.

Oferecendo palestras e propondo discussões, o Panorama trabalha com a preparação de crianças e jovens para o contato com o conteúdo de experimentação artística. No ano passado, mais de dois mil ingressos distribuídos pelo festival possibilitaram que crianças, adolescentes e adultos – e seus professores – de diferentes contextos sociais tivessem o seu primeiro contato com espetáculos de artes cênicas.

O Festival Panorama tem como diretores Nayse López (diretora geral), Catarina Saraiva (diretora artística e de produção) e Renato Saraiva (diretor executivo), e é realizado pela Associação Cultural Panorama, dirigida por Eduardo Bonito e Nayse López.

Apresentação: Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Incentivo: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Coapresentação: Oi e BNDES
Coapresentação Panorama na Cidade das Artes: Fundação Cidade das Artes
Patrocínio Senior: Petrobras, Funarte
Patrocínio: Caixa, Portugal Telecom
Parceria: Oi Futuro
Apoio: MAR e CCBB


Fonte: http://www.segs.com.br/so-saude-segs/136196--festival-panorama-chega-a-22o-edicao-trazendo-mais-de-dez-acoes-educacionais.html


Para saber mais sobre Músicas, Shows e Eventos acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário